A FORÇA DA LEITURA E A ADESÃO DOS SUJEITOS

Jaqueline Damásio Pedroso, Maria Geralda de Miranda

Resumo



Todo texto apresenta um conjunto de ideias amarradas na estagnação da língua escrita. Por ser fixado pela escritura, permanece estático na sua construção e ao longo do tempo. Logo, não pode exercer sua função ideológica se não houver um leitor para desnudar os significados nele contido. Os sentidos atribuídos ao texto envolvem fatores socioculturais que influenciam diferentes gerações de leitores. Tais fatores, diferente da escrita inerte, modificam-se no tempo e no espaço, fazendo com que novos sentidos sejam atribuídos ao texto. Este trabalho busca observar algumas das várias possibilidades de leitura presentes no conto “A Quinta História”, de Clarice Lispector. Serão abordadas as relações de intertextualidade presentes na contextualização da história, a rede metafórica utilizada pela autora e as relações entre texto ficcional e leitor. Ainda, com o intuito de discutir as relações entre leitor e leitura, serão ressaltados os diálogos presentes em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.


Palavras-chave


Texto, leitura, intertextualidade, inventário cultural, infinitude

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