AQUARIOFILIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

Paulo Cesar Nepomuceno dos Reis, José Teixeira de Seixas Filho, Silvia Conceição Reis Pereira Mello

Resumo


O estudo teve como objetivo conscientizar alunos do ensino fundamental quanto à importância da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida, por meio de atividades relacionadas a educação ambiental e manutenção de peixes ornamentais em aquários. Para avaliar os alunos, antes e depois da intervenção foram aplicados questionários semiestruturados. Observações evidenciaram que o cuidado com o peixe na sala de aula e durante os finais de semana em casa, junto com os pais, proporcionou às crianças o desenvolvimento de habilidades afetivas, cognitivas e sociais.  A partir de uma estratégia pedagógica diversificada como: dinâmica de grupo, técnicas de letramento e atividades lúdicas, a aquariofilia foi utilizada como ferramenta de sensibilização para as questões ambientais. As variáveis sociais, biológicas e escolares foram avaliadas empregando-se análise descritiva. Foi possível observar evolução no processo de interação entre os alunos e também, entre estes e os professores e funcionários do CIEP 326, além de mudanças positivas no comportamento em relação ao meio ambiente, à preservação da água e o interesse pela aquariofilia.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .