(MEIO) AMBIENTE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: A COMPLEXIDADE DO COMPLEXO DO ALEMÃO

Renata Michelli Ferretti, Katia Eliane Santos Avelar, Antonio Luis dos Santos Lima, Maria Geralda de Miranda

Resumo


As favelas cariocas viraram o centro das atenções após a pacificação. Asfalto e morro se interligaram e interagiram. Se antes o tráfico armado impedia essa aproximação, com a presença da polícia esses locais passaram a ser frequentados e procurados por pesquisadores e turistas. Com a Copa e as Olimpíadas, esse olhar se intensificou ainda mais, colocando a questão da Segurança Pública no palco principal das discussões. Este artigo objetiva entender o Complexo do Alemão, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro a partir de três eixos temáticos: (meio)ambiente, trabalho e educação. O primeiro relaciona-se ao local (“ambiente”) e ao meio ambiente do Complexo do Alemão, e como ele foi se alterando no tempo a partir das ocupações. O segundo, trabalho, após o entendimento de seus pressupostos e conceituação, busca entender a condição econômica da população local.  O terceiro e último, educação, ocupa-se em analisar o aspecto educacional na comunidade referida e sua relação ensino-aprendizado.


Palavras-chave


Complexo do Alemão; trabalho; educação; meio ambiente

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