AQUISIÇÃO DE ROUPAS E DILEMAS DE CONSUMO: O QUE PENSAM AS ATIVISTAS AMBIENTAIS?

Maria Elisabeth Goidanich, Solange Riva Mezabarba Correio

Resumo


Este artigo busca compreender as lógicas que regem o consumo de roupas de um grupo de mulheres que denominamos “ativistas” e que estão direta ou indiretamente envolvidas com causas ambientais. Traz opiniões e comportamentos de consumidoras “não ativistas” das camadas médias do Rio de Janeiro e Florianópolis investigadas pelas autoras em outros trabalhos como forma de contraponto. Tece uma análise relacionando discursos e práticas femininas relacionadas às escolhas de consumo em geral e de vestuários em particular, no que tange às causas ambientais. Descreve o modo como essas ativistas entendem suas pautas e em que medida levam para sua prática cotidiana de vestir suas convicções acerca das causas pelas quais militam. Confronta discursos e práticas e aborda as dificuldades de conciliar seus ideais com as opções oferecidas pelo mercado e a sua sociabilidade. Apresenta um panorama geral do que vem sendo abordado acerca do tema consumo e sustentabilidade. Introduz no debate sobre sustentabilidade o consumo de roupas e suas implicações.


Palavras-chave


Consumo. Vestuário. Sustentabilidade. Consumidoras. Ativistas.

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