PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA SEQUÊNCIA TIPOLÓGICA NARRATIVA NO GÊNERO PETIÇÃO INICIAL

Ana Maria Pires Novaes

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o gênero jurídico Petição Inicial, em especial a narrativa dessa peça processual. Para a realização deste estudo, foi constituído um corpus com 20 textos produzidos por alunos do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ) a partir de atividade desenvolvida em sala de aula. Considera-se a Petição Inicial um gênero com propriedades sociocomunicativas, características temáticas, composicionais e estilísticas próprias, materializado em um texto empírico, cujas regras de formulação são determinadas por lei. Adota-se como base teórico-metodológica da pesquisa a concepção bakhtiniana de gêneros do discurso e a possibilidade de utilizá-los como ferramenta de ensino para o desenvolvimento da competência comunicativa. A análise identifica os elementos constitutivos da sequência narrativa e as marcas linguísticas predominantes. Os resultados obtidos indicam que os alunos reconhecem a forma composicional do gênero Petição Inicial e são capazes de produzir textos de tipologia narrativa.


Palavras-chave


Gêneros discursivos; Petição Inicial; Sequência narrativa; Produção de texto; Ensino.

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