POLÍTICAS PÚBLICAS E INICIATIVAS SOLIDÁRIAS DE FOMENTO À LEITURA

Edna Parizze de Viveiros, Vera Aparecida Monteiro da Silva Abrantes, Kátia Eliane Santos Avelar, Maria Geralda de Miranda

Resumo


Os autores deste estudo, que é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto OBEDUC/CAPES “Implicações do Ambiente no processo de Ensino Aprendizagem”, da UNISUAM, compartilham do entendimento de que os novos padrões de produtividade e competitividade, impostos pelo avanço tecnológico obrigam a pensar a educação como componente essencial de desenvolvimento. Neste quadro, a capacidade de leitura (onde se inclui a capacidade de compreender o que se lê) é fundamental, por se tratar de uma habilidade essencial ao desenvolvimento de outras. Neste sentido, a discussão acerca de algumas políticas públicas e de iniciativas privadas que visam a fomentar a leitura nas escolas e na sociedade em geral, objetivos do presente trabalho, pode fornecer um quadro dos esforços no sentido de minorar a precária situação da leitura no Brasil, evidenciadas pelas avaliações oficiais.


Palavras-chave


CLeitura; Políticas Públicas; Iniciativas Solidárias.

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