EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE SABERES PRÁTICOS E TEÓRICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Alexandre de Jesus Pereira, Reis Friede, Fábio Narduchi, Maria Geralda de Miranda

Resumo


O presente artigo tem como objetivo problematizar aspectos da perspectiva interdisciplinar para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Ambiental, no sentido de propor que saberes práticos e teóricos podem habitar um mesmo espaço, influenciando-se mutuamente. O intuito é demonstrar que o fenômeno, que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina, pode também ser estudado por outras, evidenciando que, quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho, essas se modificam de acordo com o tipo de encontro que realizam. Para atingir tal propósito, será utilizada a noção de pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, que valoriza e restabelece as relações entre os diversos saberes. O potencial teórico da complexidade para o campo de pesquisa em educação ambiental é um importante instrumento teórico para a educação ambiental. Pretende-se fazer, ainda, uma aproximação do conceito de rizoma de Deleuze e Guattari com o campo da Filosofia da Educação a partir dos deslocamentos efetuados por Sílvio Gallo para discutir a questão da interdisciplinaridade no ensino da educação ambiental. Desse modo, acreditamos que esse estudo poderá trazer considerações que contribuirão para uma compreensão mais complexa e multidimensional do problema ambiental, acrescentando a essa compreensão elementos até então considerados disjuntos na visão de mundo tradicional e disciplinar cartesiana.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Pensamento Complexo; Interdisciplinaridade

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