ALUNAS ALIJADAS DE AULAS ESPORTIVIZADAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER-RELACIONAL DE DADOS IMAGÉTICOS EM ESTUDO ENVOLVENDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Fábio Narduchi de Paula, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Sonia Regina Mendes dos Santos, Alexandre de Jesus Pereira

Resumo


Em estudo envolvendo representações sociais acerca do corpo nas aulas de Educação Física escolar, ficou constatado que alunas têm sido alijadas dessas aulas em determinadas ocasiões. O presente artigo, fruto de pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo ponderar sobre as relações que envolvem tal alijamento, a fim de vislumbrarmos, mais nitidamente, as ressignificações necessárias a avanços de conceitos e de condutas, envolvendo, em nosso caso, os corpos nessas aulas. Sinalizamos que os estudos em representações sociais vêm mostrando o quanto essa noção e sua correlata base teórica permitem compreensão e explicação aprofundadas dos fenômenos sociais, sendo, pois, o aporte teórico-metodológico utilizado. Os dados imagéticos foram analisados e interpretados utilizando-se o Método Documentário e a Metodologia Qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo. Propugnamos pelo uso de conteúdo imagético em pesquisas, tal como a nossa, envolvendo representações sociais, para melhor compreendermos, por intermédio de discursos imagéticos, como essas representações encontram-se organizadas e quais os sentidos que as envolvem, visto ser o imaginário uma realidade e as imagens não somente reflexos de uma dada mentalidade, mas também constituintes de dado imaginário e produtoras dessa realidade social.


Palavras-chave


Representações sociais; imagens; corpo; alijamento das aulas

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