CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO DA ECOLOGIA HUMANA E SOCIAL

Rosana da Silva Berg, Ana Beatriz Tavares

Resumo


A ecopedagogia vem assumindo papel crítico na reorientação das pessoas envolvidas com o meio ambiente e com o cuidado com a casa comum. O objetivo desta resenha é analisar as propostas educacionais de três documentos fundadores da ecopedagogia social contemporânea: Carta da Terra, Ecologia, mundialização e espiritualidade e Laudato Si, com foco nas orientações para mudança de atitude e comportamento em relação à comunidade de vida do planeta. A tríade se justifica, por razões de convergência de ideias, de orientação filosófica e de metas. A partir da análise das orientações e princípios dos três documentos, formulamos propostas de intervenção. Fundamo-nos nas afirmações que são consensuais, alicerçadas em dados empíricos e em evidências robustas, sobre atitudes e práticas humanas, relativas à subsistência, ao lucro e ao descarte e legitimamos uma proposta de reorientação ecológica. No correr da análise, discutimos afirmações que parecem, à primeira vista, polêmicas ou inconsistentes e ressaltamos as mais produtivas.


Palavras-chave


Carta da Terra, ecologia, Laudato Si, educação ecológica.

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