GÊNEROS TEXTUAIS NOS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO: OLHARES SOBRE PAULO FREIRE

Jorge França Motta

Resumo


A sociedade pós-moderna vivencia uma série de conflitos que refletem no processo educacional.Paulo Freire, em diferentes estudos ou olhares, considerou a possibilidade de entrelaçamentodos discursos educativos com as práticas sociais. Nesse sentido, defendemos a sua obra comoum gênero textual à parte no campo da Educação. Educar com práticas de liberdades, naperspectiva de Freire (1996), sublinha uma necessidade de estreitamento entre o fazer docentee a prática política. O educador contribuiu para o que chamou de “leitura do mundo”, expressãobastante utilizada ao longo de décadas até os tempos atuais, inserida em discussões sobre oato de leitura e escrita, no espaço das salas de aula, em livros didáticos e no campo de debateem torno da Educação de Jovens e Adultos. Compreendendo a obra de Freire como um gêneroímpar a ser estudado, procuramos demonstrar por meio desta pesquisa a existência de umaprática pedagógica contemporânea, na qual se inscrevem preceitos freireanos, perpetuandomarcas do discurso desse pensador sobre educar e ler. Esse trabalho pretende mostrar queo conhecimento de um gênero textual pode influenciar a formação do professor e o fazereducacional, modificando as práticas educacionais, conforme experienciamos com o surgimentode Paulo Freire.

Palavras-chave


Educação. Gêneros Textuais. Prática Social.

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