SOCIEDADE DE MASSA E ESPETÁCULO MIDIÁTICO: A PROPÓSITO DE ALGUMAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS E CRÍTICAS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE TIM BLANNING E RICHARD WAGNER
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar teoricamente a possibilidade de ascensão social quea música pode proporcionar aos seus praticantes cuja transitoriedade passa do amadorismopara o profissionalismo. Neste sentido, busca-se enfatizar a dinâmica histórica da progressivaemancipação dos músicos a partir de um elemento que vem se constituído como um dos maispoderosos veículos transformativos da sociedade humana, a música. Para perfazer tal análise,serão trabalhados dois pensamentos filosóficos em alguns pontos de duas obras distintas. Aoobservar tais nuances, serão apontadas, a partir de uma análise comparativa, algumas reflexõesteóricas, cuja prática pode ser percebida em relação ao caso específico do chorinho como práticamusical brasileira, servindo de veículo para uma possível inserção social, profissionalizaçãomusical e ascensão social de uma determinada classe social. Não obstante serem trabalhadas asconcepções de Tim Blanning e Richard Wagner em primeiro plano, outros conceitos, como porexemplo, os de Theodor Adorno e Horkheimer, ambos da escola de Frankfurt, serão utilizadostambém para compor o raciocínio teórico e comparativo em relação ao tema abordado.
Palavras-chave
Abolição da escravidão; Exclusão social; Contexto republicano
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