O MELHOR MÉTODO É O QUE FUNCIONA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO NA ÁREA DE LETRAS

Darcilia Marindir Pinto Simões

Resumo


Busca-se estimular uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem na área deLetras. Diferentemente do binômio em que acreditávamos anteriormente — ensino-aprendizagemcomo duas faces de um mesmo processo — chegamos hoje a uma certeza de quesão dois processos complementares e de que podem seguir rumos diferenciados e, em algunscasos, divergentes. Trata-se de uma discussão sobre o como se ensina, os métodos etécnicas praticados em sala de aula, e sua relação com os interesses do estudante. Traz-se àtona a questão da aprendizagem significativa e sua relevância no planejamento das práticasdidáticas. Destaca-se a distinção entre língua materna e língua nacional, articulada com asinstâncias pública e privada de comunicação. Focaliza-se ainda a dinâmica exigida pela sociedadecontemporânea, a inter-relação entre língua e cultura, a necessidade de adequaçãodos conteúdos e da metodologia eleita como moldura das aulas na área de Letras, dada a suaimportância na formação geral do estudante, uma vez que todo (ou quase todo) o conhecimentoadquirido na escola é veiculado na língua nacional. Por fim, alerta-se da importânciada opção pelo método de trabalho.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .