A CRIANÇA, O LIVRO E A FORMAÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA
Resumo
Este artigo reflete sobre a formação do gosto pela leitura literária durantea infância, através da Escola. Que estratégias a Escola, representada pelo professor,pode implementar para despertar e desenvolver o gosto pela literatura? Que metodologiapode permear a ação docente, a fim de que as crianças queiram se apropriardas obras que lhes são oferecidas ( ou impostas...)? Qual o lugar do lúdico na relaçãoescola-texto literário-aluno? Para se acercar dessas questões, este artigo entende otexto literário como jogo, na linha de Iser e Huizinga; vê a literatura infantil comoespaço do lúdico, como campo privilegiado do imaginário. Também são levantados,aqui, os pontos de vista de Bordini, Aguiar, Magnani, entre outros , acerca do ensinoda literatura e da formação do gosto pela leitura literária.Espera-se que este artigoprovoque uma discussão sobre a Escola e suas coerções, no que tange à formação doleitor.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/3.0/80x15.png)
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .