AS CRIANÇAS E SUAS AÇÕES SOBRE A LITERATURA

Lauren Souza do Nascimento Marchesano

Resumo


O artigo apresenta uma cena de leitura de oito crianças de quatro ecinco anos, na educação infantil, com diálogos intensos e quase sem intervalos. Estacena é um recorte do material que analisei em minha dissertação de mestrado investigandocrianças de quatro a seis anos, lendo literatura e construindo sentidos naexperiência literária. Fundamentada teoricamente nos estudos de Mikhail Bakhtin eWalter Benjamin, analisei situações de leitura de livros de literatura de dez crianças.No episódio em questão, escolho a perspectiva da argumentação como princípiodialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, nacadeia enunciativa infinita. Nessa direção, apresento o processo de interação discursivadas crianças na sala de leitura (SL), as contrapalavras, as argumentações, aomesmo tempo, imbricadas aos movimentos corporais. Posteriormente, proponho umesquema dos processos de compreensão revelados com as leituras das crianças oravinculadas ao eixo dos sentidos literais e estáveis, ora perseguindo sentidos polifônicose instáveis.

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