EMÍLIA VAI À ESCOLA: PRÁTICAS DE LEITURA DA OBRA LOBATEANA
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar dados referentes ao projeto de pesquisa “Emíliavai à escola: uma pesquisa experimental sobre as obras lobateanas no ensino fundamental”da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O referido projeto ensejou investigar arecepção, o diálogo dos alunos/pesquisados com os textos de Monteiro Lobato. Para tanto,pautou-se nas teorizações de Lajolo (2000), Orlandi (2000), Zilberman (1988, 1991), Silva eZilbernam (1990). Teve como metodologia a pesquisa de campo/experimental, levando emconta que nesse tipo de pesquisa os experimentos se dão por tentativa e erro e comumentepodem ser realizados em qualquer ambiente. Utilizou-se como instrumentos de coletas dedados, a realização de oficinas, a observação com registro em diário de campo, entrevistaoral com transcrição e questionários com os alunos da 5ª e 6 ª séries do Ensino Fundamentaldo Colégio Luiz Viana Filho, no Município de Jequié- BA. Nesse sentido, este estudo, procuroutestar o interesse dos alunos pelo texto lobateano: sua recepção e reação à metodológicade trabalho empregada nas oficinas/experimentos.
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