EMÍLIA VAI À ESCOLA: PRÁTICAS DE LEITURA DA OBRA LOBATEANA

Elâne Francisca de Sousa, Gizelen Santana Pinheiro, Jualine de Jesus Xavier, Elane Nardotto Rios Cabral, Maria Afonsina Ferreira Matos

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar dados referentes ao projeto de pesquisa “Emíliavai à escola: uma pesquisa experimental sobre as obras lobateanas no ensino fundamental”da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O referido projeto ensejou investigar arecepção, o diálogo dos alunos/pesquisados com os textos de Monteiro Lobato. Para tanto,pautou-se nas teorizações de Lajolo (2000), Orlandi (2000), Zilberman (1988, 1991), Silva eZilbernam (1990). Teve como metodologia a pesquisa de campo/experimental, levando emconta que nesse tipo de pesquisa os experimentos se dão por tentativa e erro e comumentepodem ser realizados em qualquer ambiente. Utilizou-se como instrumentos de coletas dedados, a realização de oficinas, a observação com registro em diário de campo, entrevistaoral com transcrição e questionários com os alunos da 5ª e 6 ª séries do Ensino Fundamentaldo Colégio Luiz Viana Filho, no Município de Jequié- BA. Nesse sentido, este estudo, procuroutestar o interesse dos alunos pelo texto lobateano: sua recepção e reação à metodológicade trabalho empregada nas oficinas/experimentos.

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