O CARÁTER FORMADOR DA LITERATURA INFANTIL: A PERSPECTIVA DO MEDO NOS CONTOS DE FADAS

Roberta Carneiro de Medeiros

Resumo


Este artigo pretende mostrar a importância da literatura enquanto instânciaeducativa e formadora de valores de cultura na escola na formação de alunos ejovens leitores, principalmente no que tange à utilização da literatura infanto-juvenilnas escolas. Há algum tempo tem se apontado a necessidade de ampliação dos espaçosde leitura nas escolas onde as discussões e possíveis desdobramentos possamproporcionar atividades de integração e reflexão sobre o grande poder da literaturacomo processo civilizatório e educativo. E foi em decorrência a essa necessidadede ampliação de espaços de leitura na escola, que ocorreu a grande expansão domercado de livros infanto-juvenis e, consequentemente, o despertar do interesse porum campo ainda pouco trabalhado no país que é a Literatura Infanto-Juvenil. Atualmente,esta literatura é um dos maiores instrumentos de conscientização utilizadopor professores no ensino básico. A imaginação, o sonho, a fantasia são fontes quealimentam a inteligência da criança e, portanto, contribuem para sua formação. Omundo da ficção proporciona uma visão de mundo que, muitas vezes, preenche lacunasresultantes de sua restrita experiência de vida.

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