ADAPTAÇÃO, VERSÃO OU RECRIAÇÃO?: MEDIAÇÕES DA LEITURA LITERÁRIA PARA JOVENS E CRIANÇAS

Paula Mastroberti

Resumo


O objetivo nesse ensaio é, em primeiro lugar, ir em busca de um diagnóstico,por meio de uma abordagem semiótico-comparativa, para o status funcionalde um texto qualificado como adaptação, tendo em vista a confusão porvezes estabelecida entre esse conceito e o de tradução; ambos serão reavaliados nointerior do atual contexto plurimidiático. Nesse contexto, verifiquei outras definiçõesassociadas - versão, releitura ou recriação -, sobre as quais há ainda poucaconversa quando tratamos da classificação e da avaliação qualitativa e funcionaldas adaptações literárias infantis e juvenis. A partir disso, reflito sobre adaptaçãoenquanto gênero produzido por um setor editorial para o leitor iniciante, enquantose coloca, na verdade, a serviço das mediações pedagógicas relacionadas à leituraliterária. Ambas as reflexões serão feitas no sentido de estabelecer um diálogo coma tese defendida em 2006 na Faculdade de Letras da PUCRS pelo Prof. Dr. DiógenesBuenos Aires de Carvalho, A adaptação literária para crianças e jovens: RobinsonCrusoé no Brasil.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .