LITERATURA EM HQ: INTERAÇÕES ENTRE TEXTOS E LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE

Patrícia Kátia da Costa Pina

Resumo


Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura,efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentese sedutoras mídias que nos cercam, tendo como objeto de estudo a narrativa lobateanaDom Quixote das crianças, em sua versão literária e em HQ. Preocupam-me olugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como asestratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo, em relaçãoaos games, à TV, ao cinema etc. O objetivo é investigar como a leitura do textoliterário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionarcomo forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Paratanto, discutir-se-ão as teorias de Scholes, Iser, Huizinga, bem como as afirmaçõesde Yunes, Pondé, Lajolo, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura comoação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor eque prevê inúmeras possibilidades de mediação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .