A comunidade de prática rede de bibliotecas escolar do Porto: um ambiente integrador das tecnologias da Informação e comunicação

Maria Natividade da Rocha Santos

Resumo


Na era da globalização, o poder educativo das tecnologias da informação e da comunicação é inquestionável e, cada vez mais, as TIC estão presentes no quotidiano de todos nós. As tecnologias também entraram nas Bibliotecas Escolares, uma nova realidade para a qual a Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) tem contribuído, transformando as bibliotecas tradicionais em bibliotecas em rede, graças à plataforma colaborativa que disponibiliza para os professores bibliotecários. Que novas potencialidades são oferecidas por este recurso para o desempenho profissional e para a identidade dos professores bibliotecários, para a prática partilhada entre estes profissionais e quais as vantagens das ferramentas disponibilizadas, são questões que abordamos neste artigo. Baseamo-nos na teoria de Wenger (1998, 2002, 2005, 2006) das Comunidades de Prática, nos seus três conceitos-chave: um domínio, uma comunidade e uma prática. Baseamo-nos também em Dubar (1997), no conceito de “dupla transacção identitária” para abordar o tema da identidade profissional. Recorremos a um inquérito por questionário aos membros desta rede e à análise documental da plataforma desta comunidade, como instrumentos de recolha de dados. Analisámos os dados recolhidos mediante a técnica de análise de conteúdo, tal como a preconiza L´Écuyer (1988). Concluímos sobre a importância que constitui a rede RBEP para os professores bibliotecários desta Comunidade de Prática e sobre o uso que é feito das ferramentas disponíveis na plataforma para a prática destes profissionais, para a identidade dos professores bibliotecários e para a melhoria das bibliotecas escolares, no contributo ao apoio curricular e ao sucesso educativo.

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