ISOMORFISMO E TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO QUALIDADE

Vinicius Araújo Pimenta, Paulo Roberto Santos Granja, Juliana Cunha Granja

Resumo


Muito se discute sobre a validade, ou não, de uma organização implantar um Sistema de Gestão da Qualidade e paralelamente providenciar a sua certificação segundo critérios definidos por organismos internacionais de certificação. O principal objetivo de a organização dispender tempo e recursos com essa atividade são a sua aceitação por potenciais clientes e a manutenção de sua base de clientes. Para atingir esse objetivo a organização submete-se ao isomorfismo coercitivo para adequar-se a padrões exigidos pelos mercado e por meio de certificação demonstrar que é aderente a tais padrões. A obrigatoriedade de promover a abordagem por processos para obter a certificação do seu sistema de gestão da qualidade, propicia à organização criar bases de conhecimento, transformar o conhecimento tácito de seus colaboradores em conhecimento explícito para, em seguida, multiplica-lo

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ISSN: 2317-5028

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