A influência da Logística na constituição do Custo Brasil

Geraldo Janio Oliveira Figueiredo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo evidenciar o panorama logístico do país, especificamente de sua atividade mais elementar: o transporte; e com isso fundamentar causas e efeitos da ineficiência logística na constituição do Custo Brasil.

A partir do estudo de como se deu o avanço dos modais de transporte e suas questões circundantes ao longo dos anos no Brasil, percebem-se os distúrbios que modelam a problemática principal – a falta de estruturas e investimentos que permitam, por meio da logística de transporte, ao país a plena utilização do seu potencial econômico.

Com grande facha litorânea e extensos rios navegáveis o país tem condições naturais brilhantes para o transporte de carga por meio do modal aquaviário. Com as devidas integrações é possível escoar produções e realizar importações a custos mais enxutos. Contudo, a escassez de planejamento estratégico durante a formulação da matriz de transporte brasileira tem prejudicado a otimização de diversos processos logísticos necessários para a reversão do impacto causado pela logística nos custos de se produzir e comercializar no Brasil. É de extrema importância que acadêmicos e profissionais da área de logística e afins tenham conteúdos que lhes permitam criar um pensamento crítico e analítico em torno da conjuntura disposta. Dada essa afirmativa a metodologia empregada na elaboração do artigo deve considerar tanto o âmbito qualitativo quanto o quantitativo para gerir corretamente o desenvolvimento do estudo por um caminho lógico e racional com o intuito de se chegar na melhor hipótese de conclusão.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2317-5028

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br