AÇÕES EDUCATIVAS NA COMUNIDADE DO QUITUNGO A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE
Resumo
Este projeto serve de campo de práticas do Curso de Enfermagem,no qual os acadêmicos da disciplina de Práticas Preventivas atuamcom o objetivo de experimentar e praticar ações relacionadas àpromoção de saúde, com ênfase no conhecimento de comunidadefamília-educação. A partir desta atuação o Curso de Enfermagemfoi convidado a trabalhar em uma creche pública localizada nestacomunidade, para o desenvolvimento de ações de promoção emsaúde para crianças de 6 meses a 4 anos. O projeto contribui paraa diminuição das morbi-mortalidades mais prevalentes e para amelhoria das condições de vida e saúde das famílias do Quitungoe para a ampliação da cobertura de assistência humanizada àscrianças da referida creche. Para Figueiredo e Tonini (2007) educaré interagir em um determinado espaço, para que se descubra comoresolver problemas e/ou como encaminhá-los a outras instâncias.Salientam também que não deve existir coerção, ordem, masorientações com argumentações, com base teórica e prática; casocontrário, os profissionais de saúde criam barreiras intransponíveis.O projeto justifica-se pela necessidade de ampliação da promoçãoem saúde, por meio de grupos educativos e consulta deenfermagem, para discussão de temas de grande relevância sociale de saúde. A relevância do projeto está no desenvolvimento darelação teoria-prática pelo aluno da graduação, a consolidação doseu aprendizado, a ampliação de seus horizontes dentro da áreade saúde coletiva, tornando-o um discente crítico e atuante deseu poder de transformador da realidade. Este trabalho tem porobjetivo desenvolver ações de enfermagem ligadas à educaçãopopular em saúde e consultas de enfermagem de puericultura,contribuindo para a diminuição das morbi-mortalidades maisprevalentes e para a melhoria das condições de vida e saúde dasfamílias do Quitungo e para a ampliação da cobertura de assistênciahumanizada às crianças.
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ISSN: 2317-5028
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