AÇÕES EDUCATIVAS NA COMUNIDADE DO QUITUNGO A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SIMPLIFICADO DE SAÚDE

Maria Regina da Silva Pinheiro

Resumo


Este projeto serve de campo de práticas do Curso de Enfermagem,no qual os acadêmicos da disciplina de Práticas Preventivas atuamcom o objetivo de experimentar e praticar ações relacionadas àpromoção de saúde, com ênfase no conhecimento de comunidadefamília-educação. A partir desta atuação o Curso de Enfermagemfoi convidado a trabalhar em uma creche pública localizada nestacomunidade, para o desenvolvimento de ações de promoção emsaúde para crianças de 6 meses a 4 anos. O projeto contribui paraa diminuição das morbi-mortalidades mais prevalentes e para amelhoria das condições de vida e saúde das famílias do Quitungoe para a ampliação da cobertura de assistência humanizada àscrianças da referida creche. Para Figueiredo e Tonini (2007) educaré interagir em um determinado espaço, para que se descubra comoresolver problemas e/ou como encaminhá-los a outras instâncias.Salientam também que não deve existir coerção, ordem, masorientações com argumentações, com base teórica e prática; casocontrário, os profissionais de saúde criam barreiras intransponíveis.O projeto justifica-se pela necessidade de ampliação da promoçãoem saúde, por meio de grupos educativos e consulta deenfermagem, para discussão de temas de grande relevância sociale de saúde. A relevância do projeto está no desenvolvimento darelação teoria-prática pelo aluno da graduação, a consolidação doseu aprendizado, a ampliação de seus horizontes dentro da áreade saúde coletiva, tornando-o um discente crítico e atuante deseu poder de transformador da realidade. Este trabalho tem porobjetivo desenvolver ações de enfermagem ligadas à educaçãopopular em saúde e consultas de enfermagem de puericultura,contribuindo para a diminuição das morbi-mortalidades maisprevalentes e para a melhoria das condições de vida e saúde dasfamílias do Quitungo e para a ampliação da cobertura de assistênciahumanizada às crianças.

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ISSN: 2317-5028

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