ANÁLISE NUMÉRICA DA AERODINÂMICA DO BORDO DE ATAQUE DA ASA DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
Resumo
Um veículo aéreo não tripulado possui asas com bordasarredondadas visando a um menor arrasto e melhor desempenho.No contexto de corpos rombudos, as bordas podem servantajosamente suavizadas para melhorar as característicasaerodinâmicas do corpo, bem como controlar a produção devibrações e ruídos. O objetivo desta pesquisa é estudar a formaçãode uma bolha de separação sobre um meio-corpo bidimensionalpor meio da simulação computacional baseado nas equaçõesmédias de Reynolds (Reynolds Average Navier Stokes - RANS). Essatécnica de simulação numérica usa um esforço computacionalreduzido e tem sido adotado na maioria dos problemas práticos deengenharia, uma vez que tais aplicações dependem exclusivamentedo escoamento em regime permanente e do campo de velocidademédia. O objetivo principal é analisar a dinâmica do escoamentoda bolha de recirculação para o parâmetro adimensional h = R/H(razão entre o canto arredondado do corpo e sua altura). Apenasum caso será investigado, correspondendo a h = 0,25. O númerode Reynolds, baseado na velocidade de escoamento livre U∞ e ocomprimento característico L, que no nosso caso é a própria alturaH, é igual a Re = 2000. As soluções obtidas por meio das equaçõesmédias de Reynolds (RANS) para o escoamento bidimensional eestacionário utilizaram os modelos de turbulência k-w e SST (ShearStress Transport). Esses modelos RANS assumem uma modelagemisotrópica do tensor de Reynolds. Os resultados numéricos foramcomparados com dados computacionais e experimentais de outrosautores voltados para estudos de melhoria de desempenho deveículos aéreos não tripulados.
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ISSN: 2317-5028
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