ANÁLISE NUMÉRICA DA AERODINÂMICA DO BORDO DE ATAQUE DA ASA DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO

André Luiz Tenório Rezende, Edson Dias Nascimento Junior

Resumo


Um veículo aéreo não tripulado possui asas com bordasarredondadas visando a um menor arrasto e melhor desempenho.No contexto de corpos rombudos, as bordas podem servantajosamente suavizadas para melhorar as característicasaerodinâmicas do corpo, bem como controlar a produção devibrações e ruídos. O objetivo desta pesquisa é estudar a formaçãode uma bolha de separação sobre um meio-corpo bidimensionalpor meio da simulação computacional baseado nas equaçõesmédias de Reynolds (Reynolds Average Navier Stokes - RANS). Essatécnica de simulação numérica usa um esforço computacionalreduzido e tem sido adotado na maioria dos problemas práticos deengenharia, uma vez que tais aplicações dependem exclusivamentedo escoamento em regime permanente e do campo de velocidademédia. O objetivo principal é analisar a dinâmica do escoamentoda bolha de recirculação para o parâmetro adimensional h = R/H(razão entre o canto arredondado do corpo e sua altura). Apenasum caso será investigado, correspondendo a h = 0,25. O númerode Reynolds, baseado na velocidade de escoamento livre U∞ e ocomprimento característico L, que no nosso caso é a própria alturaH, é igual a Re = 2000. As soluções obtidas por meio das equaçõesmédias de Reynolds (RANS) para o escoamento bidimensional eestacionário utilizaram os modelos de turbulência k-w e SST (ShearStress Transport). Esses modelos RANS assumem uma modelagemisotrópica do tensor de Reynolds. Os resultados numéricos foramcomparados com dados computacionais e experimentais de outrosautores voltados para estudos de melhoria de desempenho deveículos aéreos não tripulados.

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ISSN: 2317-5028

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