EDUCAÇÃO ALIMENTAR A CRIANÇAS ATENDIDAS NA CRECHE MUNICIPAL MARIA ALTAMIRA OLEGÁRIO

Gisele Gonçalves de Souza

Resumo


A educação alimentar é a intervenção nutricional de maiorimpacto a longo prazo. Este tipo de intervenção pode ser realizadoem qualquer faixa etária, mas recomenda-se seu início logo nainfância, acompanhando o indivíduo durante toda sua vida, alémde apresentar-se como importante instrumento capaz de impactarno perfil alimentar de toda família. O objetivo deste trabalho édescrever as ações do projeto “Promovendo Saúde Com Famílias— Nutrição” com ênfase na educação alimentar aplicada a criançasatendidas na Creche Municipal Maria Altamira C. Olegário,localizada no Quitungo. Foram aplicadas, nos meses de maio ejunho, seis ações de educação alimentar a crianças entre dois equatro anos incompletos. Essas ações focaram a forma lúdica paramelhor entendimento das crianças, e foram elaboradas histórias,contos, fantoches, desenhos e pinturas. Foi possível observar queas crianças aceitaram bem as ações, participando delas, em suamaioria. Apesar de o projeto ter sido elaborado para trabalhartodas as crianças da creche, após início das atividades foi necessáriorever o público devido à creche ter crianças com apenas seismeses de idade. Sendo assim, foram eleitas, para este primeiromomento, apenas as crianças com dois ou mais anos de idade.A direção e as professoras da creche relataram gostar do projetoe solicitaram a sua manutenção para os próximos semestres,de forma a acompanhar o calendário da creche e as reuniõescom os responsáveis. O andamento do projeto, até o momento,aponta para o cumprimento dos seus objetivos com melhoria doconhecimento sobre alimentação adequada para crianças e seusresponsáveis, assim como a contribuição para melhores práticasalimentares e aceitação dos alimentos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2317-5028

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br