EXTENSÃO COM ADOLESCENTES NO PROJETO PESCAR

Fabiana Ferreira Koopmans, Mesulemete do Nascimento Martins, Miriam Maria de Oliveira, Scarleth Hélia Teixeira da Silva, Bruna Ribeiro Alexandre, Cleide Maria de Araújo Alves, Auricéa Silva Sousa dos Santos

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação emsaúde com adolescentes de um Projeto de Extensão Universitária,denominado Educação em Saúde no Projeto Pescar. Este projetoé desenvolvido na Usina Metalúrgica Gerdau Cosigua, localizadaem Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro (MRJ). O CentroUniversitário Augusto Motta (UNISUAM) atua em parceria com aGerdau Cosigua neste projeto desde 2008, com alunos do Cursode Enfermagem, desenvolvendo ações de educação em saúdecom adolescentes moradores de Santa Cruz (MRJ). O objetivodeste trabalho é apresentar as experiências dos alunos do Cursode Enfermagem com o desenvolvimento das práticas educativasno Módulo Saúde do Projeto Pescar. A metodologia utilizada équalitativa, utilizando a técnica de pesquisa descritiva de umrelato de experiência sobre a prática educativa desenvolvida noProjeto Pescar. A construção teórico-metodológica utilizada noProjeto de Extensão baseia-se na metodologia da “construção compartilhada do conhecimento”. Neste projeto a abordagemcom os adolescentes baseou-se na criação de um espaço ondefossem debatidos assuntos propostos pelos próprios atores. OProjeto Pescar constitui-se de módulos, com duração de um ano,acontecendo nos turnos da manhã, diariamente. Os adolescentessão selecionados a partir de provas, entrevistas individuais,dinâmicas de grupo e visitas domiciliares. Os encontros baseiamseem oficinas com assuntos relacionados à saúde, com o objetivomaior de criar um espaço de acolhimento, com possibilidadesde trocas entre os acadêmicos de enfermagem (extensionistas)e os alunos (adolescentes) do Projeto Pescar. Os assuntosgeralmente propostos pelos alunos partem da vivência e desafiosda adolescência, passando por temas como: DSTs e AIDS, Corpoe Sexualidade incluindo os Métodos Contraceptivos, Gravidez naAdolescência, Cuidados e Necessidades do Corpo e AtividadesFísicas, Alimentação Saudável, Drogas e uso de Medicações. Aproposta neste projeto está sempre demandando a interação e atroca de saberes, em uma dinâmica construtiva, criativa, de formaessencialmente transdisciplinar. A interação entre os acadêmicosde enfermagem e os adolescentes participantes do Pescar faz comque se crie uma nova forma de fazer educação, uma forma maissensível e de construção de vínculo.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2317-5028

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br