LENDO HISTÓRIAS E IMPRIMINDO VALORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Waldirene Amorim de Jesus Araújo, Sulamita Rute da Silva Souza, Marina de Assis da Silva

Resumo


O processo educativo, cultural e científico que conecta o Ensino e aPesquisa indissociavelmente favorecendo o vínculo transformadorentre universidade e sociedade se dá por meio da Extensãouniversitária, que garante à comunidade acadêmica a oportunidadede produzir a práxis de um conhecimento acadêmico-científico.O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiênciasvivenciadas no projeto de extensão Lendo Histórias e ImprimindoValores (LHIVE), desenvolvido na Escola Municipal Madre Tereza deCalcutá e Escola Municipal Mano Décio da Viola, na comunidade doSapê em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto LHIVE,além de favorecer a formação acadêmica dos educandos e exercitara indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, objetivoudifundir os valores humanos universais, oferecer suporte para odesenvolvimento integral do potencial individual dos atendidose contribuir para o estabelecimento de uma relação sadia entreempresa e comunidade. A metodologia utilizada foi de abordagemqualitativa, com a descrição do relato da experiência sobre aparticipação dos acadêmicos extensionistas do curso de Licenciaturaem Pedagogia no projeto de extensão desenvolvido em parceriacom a Universidade e a FINK. Os resultados apontam que a extensãouniversitária possibilitou um espaço para ensino-aprendizagem,tanto para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogiada UNISUAM quanto para as crianças inseridas na comunidade doSapê. Conclui que a educação em Valores, realizada por meio daextensão, enquanto espaço de formação voltada para o cuidado ecomo produção de conhecimento, trouxe reflexos positivos paracomunidade e que a aproximação da Universidade e da empresatrouxe benefícios para todos os envolvidos no projeto - escola,comunidade, a turma, os alunos individualmente, suas famílias, osprofessores comprometidos e os dinamizadores do projeto.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2317-5028

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br