PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Frederico Freitas Paiva, Wagner da Silva Ferreira da Fonseca, Rodrigo Alves Segal, Leoni dos Santos Leite, Keyla Serpa dos Santos, Filipe Soares Crespo, Ricardo Emilio Santos Fajin, Sulamita Rute da Silva Souza, Marco Antônio Xaves Valentim

Resumo


A partir do contexto social em que o Centro Universitário AugustoMotta (UNISUAM) está inserido, isto é, no entorno da instituiçãohá um conjunto de comunidades, surgiu a necessidade de ser umagente de transformação da realidade dessas pessoas, por meio deprojetos extensionistas que venham proporcionar a inclusão digitale social. Nesse processo de inclusão digital, algumas ferramentasdas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) podem,por meio das boas estratégias metodológicas, transformar-se emtecnologias da aprendizagem e do conhecimento. Logo, o projeto de extensão de inclusão digital pode ser considerado como umauxílio à educação, à inserção social e ao desenvolvimento local,visto que nem sempre os indivíduos que pertencem a essascomunidades possuem o acesso à tecnologia, à educação e àinserção no mercado de trabalho. Baseado nesse contexto houvea necessidade de envolver a participação dos cursos de graduaçãoem computação da UNISUAM no contexto da oferta de treinamentoem informática básica para os adolescentes, jovens e adultos debaixa renda das Comunidades de Maguinhos, Complexo do Alemãoe a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). O projeto tema participação de oito discentes ligados aos cursos de graduação,atendendo 246 alunos matriculados no curso de inclusão digitalnas seguintes regiões: Bonsucesso, Manguinhos, Taquara, CampoGrande e Bangu, havendo uma boa receptividade do projeto nascomunidades de baixa renda. Cabe ressaltar que a participação noprojeto de extensão de inclusão digital é uma forma de envolveros estudantes em experiências reais e relevantes que contribuempara sua formação acadêmica e profissional. Experiências quevalorizam o conhecimento e promovem a construção de umacidadania intelectual e social e que contribuem para uma sociedademelhor, promovendo a divulgação de conhecimentos técnicos,permitindo a democratização do saber, além de possibilitar maiorindependência e rapidez na aquisição das informações pelosadolescentes, jovens, adultos das comunidades.

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