PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Resumo
A partir do contexto social em que o Centro Universitário AugustoMotta (UNISUAM) está inserido, isto é, no entorno da instituiçãohá um conjunto de comunidades, surgiu a necessidade de ser umagente de transformação da realidade dessas pessoas, por meio deprojetos extensionistas que venham proporcionar a inclusão digitale social. Nesse processo de inclusão digital, algumas ferramentasdas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) podem,por meio das boas estratégias metodológicas, transformar-se emtecnologias da aprendizagem e do conhecimento. Logo, o projeto de extensão de inclusão digital pode ser considerado como umauxílio à educação, à inserção social e ao desenvolvimento local,visto que nem sempre os indivíduos que pertencem a essascomunidades possuem o acesso à tecnologia, à educação e àinserção no mercado de trabalho. Baseado nesse contexto houvea necessidade de envolver a participação dos cursos de graduaçãoem computação da UNISUAM no contexto da oferta de treinamentoem informática básica para os adolescentes, jovens e adultos debaixa renda das Comunidades de Maguinhos, Complexo do Alemãoe a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). O projeto tema participação de oito discentes ligados aos cursos de graduação,atendendo 246 alunos matriculados no curso de inclusão digitalnas seguintes regiões: Bonsucesso, Manguinhos, Taquara, CampoGrande e Bangu, havendo uma boa receptividade do projeto nascomunidades de baixa renda. Cabe ressaltar que a participação noprojeto de extensão de inclusão digital é uma forma de envolveros estudantes em experiências reais e relevantes que contribuempara sua formação acadêmica e profissional. Experiências quevalorizam o conhecimento e promovem a construção de umacidadania intelectual e social e que contribuem para uma sociedademelhor, promovendo a divulgação de conhecimentos técnicos,permitindo a democratização do saber, além de possibilitar maiorindependência e rapidez na aquisição das informações pelosadolescentes, jovens, adultos das comunidades.
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ISSN: 2317-5028
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