RELATO DE UM ANO DE PARCERIA COM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: PROJETO EXERCITANDO NA ATENÇÃO BÁSICA DE RAMOS

Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira, Giannina do Espírito-Santo, Claudia Paulich Loterio, Cristine Barra Sales, Luiza Costa

Resumo


O estreitamento entre teoria e prática pode contribuir paraformação e futura atuação dos estudantes. Desta forma, odesenvolvimento de experiências no campo profissional érelevante, principalmente, quando se trata de áreas recentes nestaatuação, como é o caso da atenção primária à saúde. No Rio deJaneiro, apenas recentemente houve a inserção do profissionalde Educação Física neste campo, e de 2009 até os dias de hojevem aumentando essa participação (ARRUDA et al.i, 2012). Ainserção do profissional de educação física no Sistema Único deSaúde ainda encontra entraves, podem-se destacar algumas comoprincipais nesse processo: a formação, o estabelecimento devínculo com a população assistida e as dificuldades para o trabalhointerdisciplinar, fatos que favorecem a fragilidade na atençãoprimária à saúde (RODRIGUES, 2013). Desta forma, o projeto deextensão universitária Exercitando na Atenção Básica (EAB) tempor objetivo estabelecer um trabalho de parceria entre os alunosdo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), equipe desaúde da família e a população atendida em uma Unidade Básicade Saúde (UBS) de Ramos para a realização de práticas corporais e educação em saúde, além de criar oportunidade para campo deestágio para os estudantes do curso de Bacharelado e LicenciaturaPlena em Educação Física. Para tanto, a partir dessa parceria tornasepertinente, por meio deste relato de experiência, descrever odesenvolvimento das ações realizadas do projeto EAB junto a UBS.O projeto EAB realizou ações pontuais no ano de 2012, com odiagnóstico do território, aula de alongamento na sala de espera,produção de trabalhos de conclusão de curso (relato de experiênciae pesquisa quantitativa) e a participação no III Seminário de SaúdeColetiva UFRJ. No ano de 2013 tivemos a participação no DiaInternacional da Mulher, implantação do grupo de caminhada, aulasobre hábitos saudáveis no Centro Integrado de Educação Pública(CIEP), em que os estudantes de Licenciatura em Educação Físicativeram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentosadquiridos em sala de aula e um passeio turístico com o grupode caminhada. Pode-se inferir que o projeto EAB, por meio desteestreitamento de relações entre os alunos com o serviço desaúde e comunidade atendida pela UBS, possibilitou evidenciarcontribuições para a formação dos discentes, na medida em quepermitiu vivências para poder despertar para possibilidades deatuação pouco disponíveis nesta área no Rio de Janeiro, visto quea UNISUAM é a única instituição de ensino superior que possuiesse campo de estágio, além de poder proporcionar a experiênciado trabalho em equipes interdisciplinares evidenciando aspossibilidades e dificuldades neste processo. Cabe ressaltar que osusuários receberam a inserção dos estagiários de forma afetuosa,facilitando as contribuições desta atuação para a melhora naprestação de serviço à comunidade.

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