HABILIDADES SOCIAIS E ESTRESSE ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS

Ângela da Silva Gomes, Bárbara Ricardo de Oliveira Bianchini, Benilde Lobo Teles, Carine do Espírito Santo Barreto, Jaqueline Wanderley Sampaio Pereira, Jorge Mendes, Leila Batista Nunes, Maria Angélica Oliveira Gabriel, Monique Ribeiro de Assis, Rachel Shimba Carneiro, Tatiane Parrine dos Reis, Vera Lúcia P. Nascimento

Resumo


A constatação de que as habilidades sociais estão relacionadasà melhor qualidade de vida, a relações interpessoais maisgratificantes, à maior realização pessoal e ao sucesso profissionalvem despertando o interesse de especialistas e multiplicando aspesquisas sobre o tema. Além disso, os estudos têm mostradoque deficiências em habilidades sociais podem contribuir parao desenvolvimento do estresse. Entretanto, a inclusão dashabilidades sociais como componente necessário para o exercícioda cidadania e preparação dos jovens para os desafios desteinício de milênio se colocam como uma questão que, apenasrecentemente, começa a ser objeto de preocupação na educaçãobrasileira. O presente estudo constitui uma parte de um trabalhomais amplo que pretende aumentar o repertório de habilidadessociais dos professores e diminuir o nível de estresse destesem sala de aula. Diante de tais considerações, a pesquisa atualteve como objetivo investigar as habilidades sociais e o nível deestresse de 65 professores do Ensino Fundamental atuantes emduas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociaisforam avaliadas por meio do Inventário de Habilidades Sociais(IHS-Del Prette), e o estresse a partir do Inventário de Sintomasde Estresse para Adulto de Lipp (ISSL). A partir dos dados obtidosno material especificado acima, pôde-se observar que dos 22professores que apresentaram estresse: 8 foram identificadoscom repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 4com bom repertório de habilidades sociais; 2 com repertóriomédio de habilidades sociais; 3 com repertório abaixo da médiade habilidades sociais e 5 com indicação para treinamento emhabilidades sociais. Por outro lado, dos 43 professores que nãoapresentaram estresse: 26 foram identificados com repertóriobastante elaborado de habilidades sociais; 5 com bom repertóriode habilidades sociais; um com repertório médio de habilidadessociais; 3 com repertório abaixo da média de habilidades sociaise 8 com indicação para treinamento em habilidades sociais. Éimportante notar que as correlações entre habilidades sociais eestresse apresentaram significância pelo teste de correlação linearPearson. Considerando que as ações preventivas só poderão terum grande impacto no desenvolvimento das habilidades sociaise na diminuição do estresse dos professores, se forem baseadasnos resultados de rigorosas pesquisas científicas sobre o tema, épossível verificar a importância dos conhecimentos gerados a partirdesse levantamento que podem contribuir para que os professoresaumentem o repertório de habilidades sociais e diminuam o nívelde estresse em sala de aula.

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