ARTICULAÇÃO DE ATIVIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA EM PROJETO DE EXTENSÃO

Fabiana Ferreira Koopmans, Fábio Pussente Calçada, Jailton Gomes da Silva, Letícia Moreira da Silva, Elisangela de Souza Lima, Renata Batista Nakajima

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência sobre as atividadesdesenvolvidas no Projeto de Extensão Trabalhando com Famílias.A proposta do projeto foi atuar em serviços da área da Saúdeda Família pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro(SMS\RJ), porém por questões de contrato firmado entre aUniversidade e a SMS\RJ, estas atividades não puderam ocorrer.Com isto, o Projeto vem desenvolvendo suas atividades emdiversos outros cenários, como na Clínica Escola Amarina Motta(CLESAM) e na Escola Municipal Ruy Barbosa (EMRB), tendo comoenfoque ações de Atenção Básica\Saúde da Família e apresentaras experiências e articulações dos alunos do Curso de Enfermagemcom o desenvolvimento das práticas ligadas à Atenção Básica noProjeto de Extensão Trabalhando com Famílias. A metodologiautilizada é qualitativa, com a técnica de pesquisa descritiva de umrelato de experiência sobre as práticas desenvolvidas no Projetode Extensão Trabalhando com Famílias por meio da Promoção emSaúde. Os alunos do Projeto Trabalhando com Famílias participamefetivamente de dois cenários: uma clínica escola (Clínica EscolaAmarina Motta – CLESAM) da UNISUAM, uma Escola Municipal(EMRB) e ainda participaram de atividades volantes, como na Estação de Trem do Teleférico do Alemão. As ações são diversas,constituindo-se de várias atividades da Atenção Básica, taiscomo consultas de enfermagem com os usuários cadastradosna CLESAM e grupos educativos com crianças e adolescentesna Escola Municipal (EMRB). No primeiro semestre de 2013,foram desenvolvidas atividades de rastreamento de hipertensose diabéticos na Estação de Trem do Teleférico, localizado nobairro de Bonsucesso\RJ. Partimos do pressuposto de trabalharassuntos e demandas que surjam do grupo específico trabalhado,principalmente nas atividades educativas da escola. A propostaneste projeto está sempre demandando a interação e a trocade saberes, numa dinâmica construtiva e criativa. Estas práticaspossibilitam ao acadêmico de enfermagem exercitar o fazerem Atenção Básica, convivendo com as demandas que surgemno decorrer do fazer, que se apresentam como elas ocorrem navivência do Enfermeiro.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2317-5028

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br