EDUCAÇÃO E SAÚDE NO PROJETO MULHER

Helena Portes Sava de Farias, Carina Fernandes Trindade, Júlia Tadeu dos Santos e Paula, Fabiana Ferreira Koopmans, Thais Aline Lourenço Fonseca Lauria

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo descrever o relato deexperiência em educação em saúde com um grupo de mulheresde um projeto de extensão universitária. As atividades descritasneste trabalho são resultados de um módulo integrante do ProjetoMulher, que tem como objetivo geral oferecer iniciação profissionala um grupo de mulheres com vulnerabilidade social. A atuação doCurso de Enfermagem ocorreu no módulo de educação em saúdepor meio de oficinas sobre as temáticas de interesse das mulheres.Partindo da premissa de Figueiredo e Tonini (2007), educar éinteragir em um determinado espaço, para que se descubracomo resolver problemas e/ou como encaminhá-los a outrasinstâncias. Não deve existir coerção, ordem, mas orientaçõescom argumentações, com base teórica e prática; caso contrário,os profissionais de saúde criam barreiras intransponíveis. Nesteespaço os enfermeiros devem agir como educadores e os familiarescomo coeducadores, pensando em problemas comuns, como:medos, preconceitos, dúvidas, insegurança, impotência, resistênciae desesperança. Por meio da educação em saúde as mulheresexercem ações de cidadania nas problemáticas, conhecem ossignificados dos temas escolhidos, constroem conhecimentos depromoção à saúde, viabilizam a importância de encontros e diálogosentre as pessoas a partir do movimento de troca e construção de saberes científicos e populares (ALVES et al., 2008). A metodologiautilizada neste trabalho foi qualitativa, utilizando a técnica depesquisa descritiva de um relato de experiência sobre uma práticaeducativa desenvolvida no Projeto Mulher. A construção teóricometodológicautilizada baseou-se na metodologia da “construçãocompartilhada do conhecimento”. Neste projeto a abordagemcom as mulheres estabeleceu-se na criação de um espaço ondefossem debatidos assuntos propostos pelas próprias participantes.A metodologia construção compartilhada do conhecimento édesenvolvida na prática de educação e saúde que considera aexperiência cotidiana dos atores envolvidos, e tem por finalidadea conquista, pelos indivíduos e grupos populares, de maior poderde intervenção nas relações sociais que influenciam a qualidadede vida das pessoas (CARVALHO et al., 2001). Este tipo deprática envolve aspectos tanto de natureza pedagógica quantometodológica proposta por Paulo Freire em uma abordagemconstrutivista da aprendizagem (ACIOLI, 2008). No primeirosemestre de 2013 foram realizadas duas oficinas com as seguintestemáticas: Como abordar a sexualidade com os filhos e Tensãopré-menstrual. Na primeira oficina foi aplicado um pré-teste e umpós-teste a fim de avaliar o conhecimento das mulheres sobre atemática antes e após a roda de conversa. Já na segunda oficina,sobre Tensão pré-menstrual (TPM), as atividades foram iniciadascom um questionário a fim de avaliar o grau da TPM das mulheres.A seguir, foi aplicado um pré-teste e posteriormente aberta a rodapara discussão. Foi distribuído um calendário para que as mulheresregistrassem seu período menstrual a fim de conseguir identificar operíodo em que estarão na TPM, com o objetivo de adotar medidaspara minimizar o sofrimento delas e de suas famílias. Conclui-seque o Projeto Mulher tem um importante papel social à medidaque é oferecido um espaço de discussão sobre as temáticas maisvariadas. Mulheres essas que são socialmente ativas em suas casase comunidade.

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