ESTUDO DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL GASTRONÔMICO NO COMPLEXO DO ALEMÃO

Paulo Del Peloso Carneiro, Andressa Gomes Silva, Fábio Alves de Souza, Flávia Rodrigues Conde, Josiane da Veiga Ataliba, Michael Baptista, Sonia Maria Coelho

Resumo


O Complexo do Alemão apresenta em sua geografia urbanapequenos estabelecimentos, cujos negócios em alimentação,dispostos um bem próximo ao outro, indistintamente, e semconhecimento do fato, estão pré-dispostos num Arranjo ProdutivoLocal (APL) Urbano em gastronomia. Encontramos referênciaem alguns artigos de que na Itália e Inglaterra houve locaisdesenvolvidos de forma idêntica, por meio dos APLs e também emalguns Estados e cidades brasileiras. Tem-se na favela da Rocinha,no Rio de Janeiro, um caso de destaque e pioneirismo, pois foi peloreconhecimento pelo mercado de trabalho e de todos os outrosórgãos nele conectados que a Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda. (COOPA-ROCA) surgiu, no início dadécada de 80, carreando consigo outra atividade local: os passeiosturísticos em jipes abertos, uma modalidade diferenciada depasseio, voltada somente para o turista estrangeiro, que devidoà grande procura passou a ser item de roteiro turístico na cidadeantes mesmo da sua pacificação, trazendo lucros e novos negóciosque beneficiaram a vida de muitas pessoas - sendo inclusive matériade veiculação na mídia. Desta maneira, o estudo dos APLs tem-setornado motivo de pesquisa, em que se busca a comprovação efetivado desenvolvimento ocorrido em função desses arranjos. Para queum APL torne-se fator de desenvolvimento local, este deve estarinter-relacionado com os principais agentes que contribuem coma participação das instituições governamentais nas três instâncias,empresas privadas, centros tecnológicos e universidades, alémdo sistema financeiro, entre outros. Esta relação enriquece oconhecimento, amplia a visão dos microempresários e torna maisprofissional o que normalmente é amadorístico, desenvolvendoinclusive suas obrigações e responsabilidades civis para consigo ecom o entorno em uma visão social. Neste âmbito, o relacionamentodos microempresários com os agentes citados anteriormente, pormeio de sua nova metodologia de treinamento para este públicoalvo,tem conseguido aumentar a taxa de sobrevivência dasempresas conduzidas por empreendedores.

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