O USO DO ÁLCOOL NA VISÃO DOS ADOLESCENTES DO PROJETO PESCAR
Resumo
O presente estudo aborda o tema álcool na educação em saúde, visando prevenção de riscos epromoção da saúde. A experimentação do álcool ocorre precocemente e de forma disseminada entreadolescentes, por se tratar de uma substância de fácil acesso e comumente propagada. Os objetivosdo estudo são gerar um espaço de discussão sobre o consumo do álcool promovendo reflexão dosadolescentes; Identificar a percepção dos adolescentes do projeto Pescar acerca do álcool. Estudoqualitativo, baseando na metodologia da “construção compartilhada do conhecimento”. A estratégia de trabalho consistiu em oficina de educação em saúde com o tema álcool, desenvolvida na UsinaMetalúrgica Gerdau Cosigua, localizada no município do Rio de Janeiro, com parceria do CentroUniversitário Augusto Motta (UNISUAM), que atua com o projeto de extensão “Educação e Saúdeno Projeto Pescar”. Participaram do estudo 15 adolescentes do Projeto, em dinâmica desenvolvidano encontro do dia 3 de junho de 2014. Com apresentação de um vídeo de animação sobre osefeitos do álcool, em seguida apresentação oral com slides, posteriormente exibimos um curtametragem da consequência do consumo dessa substância, e finalizamos com apresentação deum vídeo impactante sobre uso/abuso do álcool. Foi observado o interesse em relação ao tema,com momentos de reflexão dos adolescentes, evidenciado por processo dialógico participativo ecoerente. Demonstraram conhecimento empírico sobre o tema, podendo ser resultante de vivênciascotidianas com familiares e grupos da comunidade em que vivem. Frases dos adolescentes: “Oálcool é uma bebida que atrai muitos jovens hoje em dia e muita das vezes a pessoa nem bebe, é sóporque o amigo ao lado está bebendo, por influência ingere o álcool também.”“O álcool hoje em dia,atinge todas as pessoas em qualquer idade”. Os objetivos do estudo foram alcançados, visto que osadolescentes expressaram suas vivências e riscos a que estão expostos acerca do tema, dentro de umespaço de debate participativo com questionamentos importantes, mostrando ter adquirido novosconhecimentos sobre a temática, através da troca de saberes.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2317-5028
UNISUAM Publicações
www.unisuam.edu.br