O “Ter Humano” e os “Kits de Subjetividade”: uma Perspectiva Psicossociológica

Frederico Tavares, Marta Irving, Rosa Vargas

Resumo


O trabalho investiga a temática do consumo, sob o olhar psicossocial, através dos conceitos de modernidade líquida (Zygmunt Bauman) e sociedade de controle (Gilles Deleuze) no campo da publicidade, desvelando a subjetividade líquida, plástica, fluida e mutável do consumidor em um contexto globalizado de uma sociedade, que valoriza o “ter” em detrimento do “ser”.  A metodologia reflete um estudo qualitativo, de caráter exploratório, baseado em fundamentação teórica e com ilustração dos conceitos supracitados por análise de peça publicitária. Os resultados demonstram que a lógica do consumo opera, na publicidade, através da produção de um modo de ser fluido da subjetividade do consumidor, ávido por autenticidade/diferença e na concepção de inclusão pelo consumo enquanto estratégia de pertencimento psicossocial.

PALAVRAS-CHAVE:   Consumo;     psicossociologia;     publicidade;    sociedade    de controle; modernidade liquida.

 


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Revista Conexões Psi - ISSN 2318-2903

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