RECURSOS DO AMBIENTE FAMILIAR E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR

Rachel Shimba Carneiro, Ana Claudia Vidal da Silva, Andréa Siqueira Gonçalves Rizzoli, Marta Pereira da Silva

Resumo


Os pais têm um papel importante na aprendizagem escolar das crianças. Levando-se em consideração o papel de destaque do ambiente familiar e do envolvimento dos pais no desenvolvimento da criança, o presente estudo pretende identificar diferenças tanto nos recursos do ambiente familiar como naparticipação dos pais na vida escolar entrepais que têm filhos matriculados em escola pública ou em escola particular.Participaram desta pesquisa 60 mães, 31dessas mães têm os seus filhos matriculados na redepública de ensino e 29 têm os seus filhos matriculados em escola particular com idade entre 6 e 10 anos residentes na cidade do Rio deJaneiro. Foi utilizado o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e também foi aplicado um questionário com 6 perguntas com o objetivode verificar o envolvimento direto dos pais nas atividades escolares. Os resultados mostraram que as mães da escola particular identificaram mais recursos no ambiente familiar em relação aos brinquedos e à presença de livros. Em relação à supervisão e organização de rotinas, foram mais rigorosas no sentido de determinarem um horário certo para os seus filhos almoçarem. Por outro lado, as mães do grupo da escola pública identificaram uma maior frequência nas reuniões de família na hora do almoço. No que diz respeito à participação dos pais na vida escolar, não foi encontrada diferença estatisticamentesignificativa entre os grupos (p> 0,05). A partir deste estudo, pretende-se atuar na orientação e conscientização dos pais em relação a importância de acompanharem a vida escolar de seus filhos.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Conexões Psi - ISSN 2318-2903

revistadepsicologia@unisuam.edu.br

UNISUAM Publicações