AS INFLUÊNCIAS DAS REDES SOCIAIS DE RELACIONAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Rodrigo Silva Perfeito

Resumo


Atualmente nos deparamos com um dos maiores crescimentos tecnológicos do Brasil e do mundo. Esta tecnologia vem sendo empregada de modo positivo e negativo pelos docentes e discentes na construção do conhecimento. Em análise a estes dois pontos, o objetivo desse artigo é relatar a existência interferencial das redes sociais de relacionamento perante o processo de ensino/aprendizagem. Assim como: exprimir a conceituação de redes sociais, qual abordagem, quantitativamente, sobrepõe a outra e quais os ambientes sociais afetados. O presente trabalho se justifica a medida da existência de muitos materiais teóricos que exaltam a tecnologia como elemento educativo, facilitando seu estudo e análise. Além disso, estamos diante do atual fenômeno tecnológico chamado Facebook, carecendo de ser analisado de maneira mais reflexiva e científica. É relevante, pois convirá como ponto gatilho para que outros estudos, ainda mais específicos, sejam feitos através de pesquisa de campo. Sua leitura refletirá em olhares mais atentos às informações contidas nas redes sociais, assim como sua análise e compreensão, permitindo um amadurecimento comportamental de nossa sociedade e dos docentes e discentes que utilizam a tecnologia. Em considerações finais, relatamos que deve haver um melhor preparo, na prática e teoria, dos docentes quanto à utilização das tecnologias da informação a fim de evitar problemas e maximizar os benefícios de seu uso.


Palavras-chave


Redes sociais de relacionamento; processo ensino/aprendizagem; cyberbullying;

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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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