ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR À LUZ DA PSICANÁLISE: RELATO DE UM CASO CLÍNICO
Resumo
O propósito deste artigo é mostrar como as questões inconscientes interferem na aprendizagem. Supomos que, em um número significativo de situações, as assim chamadas “Dificuldades de Aprendizagem” são muito mais significativamente relacionadas a eventos de caráter emocional do que à dimensão cognitiva propriamente dita. Tentamos mostrar que há uma parcela significativa de inibição, tomada aí no sentido freudiano do conceito, relacionada aos eventos de fracasso escolar. No final do artigo, a título de exemplo, há um caso clínico de dificuldade de aprendizagem tratado psicanaliticamente, relatado desde o começo até sua conclusão.
Palavras-chave: Inconsciente, dificuldades de aprendizagem, inibição, fracasso escolar
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855
UNISUAM Publicações