A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE SUAS PRÀTICAS PEDAGÓGICAS

Higor Cruz da Silva, Elisângela Borges de Andrade, Elaine de Brito Carneiro

Resumo


Este estudo está preocupado em investigar as representações sociais dos professoresde Educação Física que atuam em escolas públicas por período superior a dez anossobre suas práticas pedagógicas. Para isto, pretende-se estabelecer possíveis relaçõesdas experiências profissionais desse grupo com a situação de falta de motivação emque se encontram alguns desses professores, segundo vem sendo identificado emconversas informais com profissionais da área. Foi realizada uma entrevista piloto queservirá de base para um estudo mais aprofundado com os professores de escolaspúblicas de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa a serdesenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa do tipo etnográfica por acreditar quea aproximação e o levantamento de maior quantidade de dados possam revelar epermitir uma leitura e entendimento mais próximo da realidade. Este estudo justifica suarelevância na medida em que está interessado em interagir com os problemasenfrentados pelos professores de Educação Física que estão atuando nas diferentesescolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Entender o que se passa com o professorna sua prática pedagógica é compartilhar de suas dúvidas e buscar aumentar um corode vozes necessárias para fazer com que a voz do professor tenha eco no universoacadêmico.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Práticas. Escola pública.


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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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