ETNOMÉTODOS E ETNOMODELOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA ABORDAGEM ETNOPEDAGÓGICA

Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Resumo


Este trabalho integra a linha de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação no programa de graduação da UNISUAM. O estudo insere-se na categoria analítica: o imaginário da Educação Física, Esporte e Lazer, em suas vinculações com a história e as representações sociais. Este estudo é uma tentativa que os professores e alunos do LEEFEL vêm realizando para compreender as representações sobre a ética nas relação pedagógica. Apresenta-se aqui a representação sobre ética de alunos da 5a à 8a séries de ensino fundamental. A partir da questão: o que é jogar na moral?, buscou-se identificar, mapear e interpretar as representações que esses alunos possuem sobre a ética no contexto da educação física. Os alunos foram estimulados a refletirem sobre as suas ações nas aulas de educação física. Ao final das atividades bimestrais, os alunos elaboraram pôsteres com fotos e frases para tentar demonstrar suas concepções sobre o que é “jogar na moral”. Cinco categorias principais foram identificadas. No núcleo está a categoria “integridade física”, na primeira periferia, encontram-se as categorias “respeito ao jogo”, “respeito à honra” e “cooperação”. Na periferia distante encontra-se a categoria “ordem”.

KEYWORDS: etnometodologia, ética, moral, educação física, inclusão social.


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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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