A PRÁTICA DO ENSINO DA CAPOEIRA NAS ESCOLAS: PERFIL E VISÃO DO CAPOEIRISTA

Francisco Fonseca Teixeira, Renata Osborne, Eliane Glória Reis da Silva Souza

Resumo


Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar operfil dos profissionais que ensinam capoeira na escola esuas representações sobre o respectivo processo de ensinoaprendizagem.Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se aentrevista semiestruturada, que permite ao entrevistador orientare estimular as respostas do entrevistado, de forma a facilitar umlivre fluxo de ideias. Participaram desse estudo oito professorese mestres de capoeira, que ministram aulas em escolas, tanto darede pública quanto privada de ensino. Os resultados apontamque a capoeira é relevante nas suas vidas; a maioria não concluiu aeducação básica, mas possui formação específica na área; utilizamestratégias variadas para facilitar o aprendizado dos discentes,buscando a transmissão de valores positivos; e não desenvolvemtrabalho conjunto com os professores de educação física. Concluiseque ainda existe o desafio de inserir a capoeira no ensino formal.

Palavras-chave


Pesquisa qualitativa; Currículo: Educação física: Capoeira.

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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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