A PRÁTICA DO ENSINO DA CAPOEIRA NAS ESCOLAS: PERFIL E VISÃO DO CAPOEIRISTA
Resumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar operfil dos profissionais que ensinam capoeira na escola esuas representações sobre o respectivo processo de ensinoaprendizagem.Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se aentrevista semiestruturada, que permite ao entrevistador orientare estimular as respostas do entrevistado, de forma a facilitar umlivre fluxo de ideias. Participaram desse estudo oito professorese mestres de capoeira, que ministram aulas em escolas, tanto darede pública quanto privada de ensino. Os resultados apontamque a capoeira é relevante nas suas vidas; a maioria não concluiu aeducação básica, mas possui formação específica na área; utilizamestratégias variadas para facilitar o aprendizado dos discentes,buscando a transmissão de valores positivos; e não desenvolvemtrabalho conjunto com os professores de educação física. Concluiseque ainda existe o desafio de inserir a capoeira no ensino formal.
Palavras-chave
Pesquisa qualitativa; Currículo: Educação física: Capoeira.
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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855
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