PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA

Eduardo Carvalho Gomes de Menezes, Cristiano Mezzaroba

Resumo


Este estudo buscou analisar o discurso publicitário acerca da relação entre a Copa do Mundo de 2014 e a identidade nacional, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012, trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Na presente pesquisa, apresentamos a maneira como a cerveja Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014 que ocorrerá em solo brasileiro em 2014. Com base na obra de Vanoye e Goliot-Lété (1994), mostramos como o discurso publicitário vai de encontro ao pensamento da população, descrevendo e analisando as estratégias publicitárias presentes nas referidas propagandas. Concluímos com esse estudo que a publicidade utiliza diversos mecanismos simbólicos com o intuito de associar o produto veiculado ao contexto, atendendo supostamente as necessidades da população, com discursos nos quais a intenção implícita é a de conformar determinados sujeitos, nesse caso, o povo brasileiro.

Palavras-chave


Discurso publicitário; Identidade nacional; Representações sociais; Esporte.

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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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