O PERCURSO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: ALGUNS CAMINHOS... ALGUMAS ENCRUZILHADAS...

Fabio Zoboli, Elder Correia da Silva, Jéssica Vitorino Terra Nova

Resumo


O presente ensaio objetiva compreender e denunciar historicamente a Educação Física escolar como formadora de hábitos de seleção, que gera inclusão e exclusão. Ao mesmo tempo em que anuncia uma Educação Física que a partir de 1980 vem sendo pensada com preocupações sociais e filosóficas no que tange a uma práxis menos fundada em piegas do biologicismo tecnicista – base esta que foi fundante na Educação Física até o citado período. Essas novas discussões desenvolvidas na área passaram a criticar tais princípios, fazendo com que surgissem propostas progressistas contextualizadas, centrada nas relações humanas e conscientes da sua história como construção coletiva, contribuindo para uma Educação Física mais inclusiva, no entanto, ainda estamos longe de nos desprendermos de hábitos de seleção e exclusão. Compreendemos ainda que os documentos oficiais, que buscam a inclusão dentro do contexto educacional, também têm contribuído sobremaneira para uma cultura mais inclusiva, todavia urge ainda a necessidade de que as políticas públicas em educação se desprendam de valores comerciais e capitalistas.


Palavras-chave


Educação Física escolar; Inclusão; Exclusão; Práxis pedagógica

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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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