EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CONTEXTUALIZADA E DIALÓGICA: UM PERCURSO HISTÓRICO EM BUSCA DAS PRIMEIRAS EVIDÊNCIAS ANTES DOS ANOS DE 1980

Raphaell Moreira Martins, Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo


A contextualização e a dialogicidade são princípios pedagógicos explorados por várias áreas da Educação. O objetivo que move esse estudo é identificar o tratamento da contextualização e da dialogicidade nas tendências pedagógicas: higienista, militarista, esportivista e psicomotora da Educação Física Escolar. O estudo foi uma pesquisa bibliográfica. As categorias definidas a partir da leitura e estudo dos autores sobre as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar foram às seguintes: 1 – Educação Física Higienista; 2 – Educação Física Militarista; 3 – Educação Física Esportivista; 4 – Educação Física Psicomotora. Em termos práticos, pode-se afirmar que as relações constituídas entre professor e estudante estavam predispostas a superar a exclusividade do saber-fazer. Tanto para o diálogo como para a contextualização do ensino que se defende para a Educação Física nesse estudo, a tendência Psicomotora foi a que mais se aproximou.


Palavras-chave


Contextualização; Dialogicidade; Educação Física; Tendências Pedagógicas.

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Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

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