UM ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES SOCIAIS E DO ESTRESSE ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rachel Shimba Carneiro, Angela da Silva Gomes, Gilmara Maria Vicente Imbroisi, Jéssica Farias Nevôa

Resumo


Este estudo comparou as habilidades sociais e o nível de estresse de 65 professores do ensino fundamental e 62 professores universitários atuantes no Estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados os Inventário de Habilidades Sociais e de Sintomas de Estresse para Adulto para avaliar as variáveis da pesquisa. Os resultados mostraram que apenas a habilidade de autoexposição a desconhecidos ou a situações novas apresentou diferença estatística significativa entre grupos. Além disso, foi verificado a maioria dos docentes apresenta bons repertórios de habilidades sociais e baixo nível de estresse. Isso mostra que o contexto de trabalho dos professores são fontes de desenvolvimento e prática das habilidades sociais.


Palavras-chave


Habilidades Sociais; Estresse; Professores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Corpus et Scientia - ISSN: 1981-6855

UNISUAM Publicações