ATIVIDADE EMPRESARIAL, RESPONSABILIDADE SOCIAL, ACCOUNTABILITY AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE HANS JONAS

Clarissa Bueno Wandscheer, Ana Paula Myszczuk, Karyn Cristine Cavalheiro

Resumo


A preocupação ambiental toma fôlego no século XX emface das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas.A visão da natureza intocada é substituída por uma denatureza limitada. E, com isso, desenvolvem-se teoriaspara identificar a responsabilidade em caso de dano ouprejuízo ao meio ambiente. Neste contexto, o princípio daresponsabilidade de Hans Jonas é importante para umare-análise da responsabilidade social e ambiental dasempresas. Assim, o presente artigo foi desenvolvido combase na análise doutrinária (especialmente e a partir davisão de Hans Jonas) e tem como objetivo ref letir sobre aresponsabilidade de todos, centrando-se empresas, napreservação e conservação da natureza para as presentese futuras gerações. Essa responsabilidade se ref lete naatuação da empresa, no âmbito da responsabilidade social eambiental. Ao térmi- no da pesquisa chegou-se aos seguintesresultados: as empresas e organizações estão tomandoconsciência de sua função na preservação ambiental, que senota no aumento da utilização de mecanismos não-estatais,ou seja, não obrigatório, para atestar sua responsabilidadecom o meio ambiente.

Palavras-chave: Princípio da responsabilidade.Responsabilidade social. Responsabilidade am- biental.Atividade econômica.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2179-6639

UNISUAM Publicações

www.unisuam.edu.br