LETRAMENTO LITERÁRIO NA UNIVERSIDADE: CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Maria Geralda Miranda

Resumo


O presente estudo pretende refletir acerca do trabalho de leitura e de produção de texto no Ensino Superior. Aborda experiências metodológicas positivas desenvolvidas a partir da leitura de narrativas curtas, de escritores brasileiros e estrangeiros, como Machado de Assis, João do Rio, Moacyr Scliar, Mia Couto, Luandino Vieira, Alexandre Dumas Filho, Máximo Gorki, Anton Tchekhov, entre outros. A pesquisadora parte da idéia de que o trabalho com as narrativas curtas pode ser um caminho persuasivo, a partir do qual se conseguirá a adesão dos estudantes ao mundo da leitura, não só dos pequenos textos, mas até de romances, porque já estarão seduzidos pela imaginação criativa que o ato de ler suscita. A utilização de diversas narrativas, de vários autores, de variados estilos, desperta a curiosidade para o texto escrito e aponta para o caleidoscópio cultural do mundo “globalizado”. O estudo indaga ainda acerca da importância da elaboração de projetos de leitura, para que se tenha resultados mais concretos, diante das lacunas deixadas pelo Ensino Médio e Fundamental e das necessidades de abstração próprias dos estudos universitários. A existência de tais projetos cria um clima mais propício à circulação dos saberes nas instituições de ensino superior e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno.


Palavras-chave


Leitura literária; produção de texto; ensino superior

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Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

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