ECOSOFIA DAS MARCAS: UM BREVE OLHAR SOBRE AS TRÊS ECOLOGIAS ATRAVÉS DA PUBLICIDADE

Fernando Pontes, Frederico Augusto Tavares

Resumo


A idéia central deste ensaio é discutir, sob a luz do conceito das três ecologias (social, ambiental e mental), o processo de articulação ético-político e estético exercido pelas marcas no mundo pós-moderno através da publicidade. O que se pretende é realizar uma análise que considere a relação das marcas com a exterioridade de forma rizomática, através da publicidade como estratégia de agenciamentos molar e molecular, refletindo sobre a produção de subjetividade, a partir da metodologia qualitativa. Este ensaio baseia-se nas pistas teóricas trilhadas por Félix Guattari e Gilles Deleuze. A pesquisa é de caráter exploratório, exemplificada por peça publicitária da marca NATURA. Algumas pistas desvelam que através da comunicação rizomática, a publicização marcária produz “kits de subjetividades”, que consomem e, ao mesmo tempo, veiculam as próprias marcas.


Palavras-chave


Ecosofia; marca; publicidade; consumo.

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Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

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