PRODUTIVIDADE E RECOMPENSA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

Fabio Correia Cipolla, Paulo Del Peloso Carneiro

Resumo


A globalização tornou as economias e os mercados mais próximos, mas também aumentou a competitividade entre as empresas pois, tanto o terreno físico da competição se ampliou como, também, a disputa pelos consumidores. Nesse cenário o que vemos é uma corrida necessaria em elevar a produtividade, de forma a garantir os ganhos econômicos necessários para assegurar a existência do negócio e seu desenvolvimento contínuo. Em uma sociedade de serviço, com intensa utilização de recursos humanos, veremos muitas empresas implementando soluções de estimulo à maior produtividade para manter seus negócios competitivos. Entre os efeitos mais incisivos destaca-se o surgimento de fórmulas de premiação que buscam melhorar a performance individual, implementadas por diversos perfis de organizações. Mas existem gestores que acreditam que uma organização bem estruturada e alinhada, não necessita utilizar deste expediente que, de certa forma, suborna o funcionário, forçando-o a fazer o que não faria naturalmente.


Palavras-chave


Incentivo, motivadores extrínsecos, remuneração, Teoria da Agência, recompensa, compromisso.

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Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

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