“A DAMA DO LOTAÇÃO”: NARRAÇÃO, HISTÓRIA E CIDADANIA

Fábia Marucci

Resumo


Ensinar a produzir textos de nível universitário tem sido um grande desafio em minha trajetória como docente da Unisuam. Nesta nobre tarefa, semestre a semestre, faço minhas experimentações. Como professora e analista de discurso, compreendo a língua não somente como não linear e heterogênea nos discursos e ideologias que comporta, mas também como atividade de interação, o que permite atividades com estratégias variadas de estímulo à produção escrita em classe. Uma delas será objeto de análise nesta oportunidade, por estreitar a relação entre história, leitura e ideologia. Também por vincular-se ao ensino que forma para a cidadania, orientação dos Parâmetros Curriculares que faz com que o aprendizado da língua portuguesa seja também um meio para tornar as pessoas cada vez mais críticas, participativas e atuantes política e socialmente.


Palavras-chave


Cidadania; História; Ideologia; Leitura; Mulher.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

Uma produção da Unisuam Publicações