O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL: BREVE PANORAMA

Leonardo Martins de Oliveira Santos

Resumo


Este trabalho busca fazer uma análise do livro didático de História do Brasil, primeiramente dando uma visão panorâmica deste “objeto cultural complexo”, levando em consideração sua relevância no processo de produção do saber escolar e sua destacada posição no processo de ensino-aprendizagem, atuando na mediação da  relação professor-aluno. Além disso, também será objeto de análise a dimensão do livro didático enquanto mercadoria e na relação com seu maior consumidor no Brasil: o Estado brasileiro, enfatizando o quanto este último influencia, através de dispositivos legais (leis, decretos e programas educacionais) a mudança dos conteúdos contemplados em materiais didáticos e que serão tratados em sala de aula. Um exemplo desse processo são as leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade de inclusão da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, alterando significativamente os capítulos dos livros didáticos de História.


Palavras-chave


: livro didático; Ensino de História; Currículo escolar; Lei 10.639/03; Lei 11645/08.

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Rev. Augustus - ISSN 1981-1896

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